Leishmaniose canina passa para humanos? Saiba se é perigoso
A leishmaniose canina é uma doença que afeta os cães através dos protozoários do gênero Leishmania e da família Trypanosomatidae, os quais atacam o sistema imunológico do animal causando sintomas que são problemáticos à saúde dos caninos e podendo levar até ao óbito.
Com o seu cão infectado, os tutores possuem um pouco de receio em se contagiar com a doença, mas ela não é transmitida pelo cachorro para o humano ou vice-versa. A leishmaniose é transmitida apenas através da picada do mosquito fêmea infectado com o parasita.
Em entrevista, a médica-veterinária da Petz, Dra. Bruna Veiga explicou de maneira direta como ocorre a transmissão da doença para os cães e humanos, contando todo o processo entre o parasita e o animal que vai realizar a picada para passar a doença:
“Para a transmissão, o mosquito precisa picar um indivíduo infectado, ingerindo a forma amastigota da leishmania, que se transforma em promastigota no intestino do mosquito (vetor). Ao picar um novo indivíduo, o mosquito irá transmitir a forma infectante da Leishmania, provocando a doença”.
Conheça os sintomas da leishmaniose canina
Os sintomas mais comuns da leishmaniose canina são os seguintes, confira:
- Lesões, descamação e coloração branca prateada na pele;
- Nas patas pode ocorrer infecção (pododermatite);
- Pele grosseira por excesso de produção da queratina (hiperqueratose dos coxins);
- Unhas espessas e em formato de garras (onicogrifose);
- Machucados que não saram nunca e feridas na orelha;
- Problemas oculares como secreção persistente, piscadas excessivas e incômodo nos olhos.