A lagartixa é um dos répteis mais comuns de serem encontrados nos lares de todos os brasileiros, os quais são animais importantes para alimentar os insetos e pragas, possuindo grande papel dentro da cadeia alimentar no meio ambiente, apesar de muitas pessoas terem dúvidas sobre a transmissão de doenças e a mordida do animal.
Entre as mais comuns, as lagartixas domésticas podem morder os seres-humanos, porém, acabam sendo inofensivas devido a falta de veneno dentro do organismo do animal, assim, elas não causam transmissão toxinas. Ainda não há relatos sobre a nenhuma lagartixa de qualquer gênero e família que possua veneno.
Porém, como é natural dos répteis, as lagartixas são portadoras da bactéria Salmonela sp., a qual se localiza na pele e na boca desses animais, podendo ser transmitida sem querer para as pessoas. Em caso de mordida do animal ou que você encoste na pele dele, a recomendação é você lavar as mãos imediatamente, assim evitando a proliferação da bactéria.
Do que se alimentam as lagartixas?
Em sua dieta, as lagartixas costumam se alimentar de frutas, aranhas, escorpiões e insetos, como os mosquitos (até mesmo o da dengue), moscas e baratas, controlando essas populações e a proliferação de pragas e dentro outras doenças no meio ambiente, assim mostrando grande papel que possuem em toda cadeia alimentar de um ecossistema.