Labrador deixa de ser a raça mais popular; saiba qual é agora

Pode passar a coroa, labrador. Depois de 31 anos como a raça de cachorro mais popular dos Estados Unidos, o labrador foi desbancado pelo buldogue francês no ranking de popularidade feito pelo American Kennel Club. Na lista de 2022, o buldogue foi para o primeiro lugar e o labrador ficou em segundo, invertendo as posições do ano anterior.

Completando o top cinco de raças de cachorros mais populares dos EUA naquele ano, temos o golden retriever, o pastor alemão e o poodle.

Há dez anos, em 2012, o buldogue francês estava em 14º lugar, mas ele “viu sua popularidade crescer ao longo dos anos e por um bom motivo: eles são brincalhões, versáteis, leais e sociáveis”, declarou Gina DiNardo, presidente do American Kennel Club, em comunicado oficial.

A AKC mede a popularidade a partir do números de cães registrados de cada raça de cachorro. Na última década, o número de buldogues franceses registrados aumentou em 1.000%, mesmo com as polêmicas em torno da raça, que sofre com problemas respiratórios e outras complicações de saúde.

buldogue francês
Imagem de wirestock no Freepik

Qual a raça de cachorro mais popular no Brasil?

A Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), principal entidade que regula a criação de cães de raça pura no Brasil, fez um levantamento para determinar as raças de cachorro mais populares no país em 2023. Quem liderou a nossa lista foi o spitz alemão anão, popularmanente conhecido como Lulu da Pomerânia (o cachorro de madame).

O buldogue francês ficou com quarto lugar e o labrador nem apareceu no top 10. Confira o ranking:

  1. Spitz alemão anão – Pomerânia;
  2. Rottweiler;
  3. Golden retriever;
  4. Bulldogue francês;
  5. Border collie;
  6. Shih tzu;
  7. Chihuahua pelo longo;
  8. Pastor belga Malinois;
  9. Spitz alemão pequeno (laranja/cinza e outras cores);
  10. Yorkshire terrier.

Fonte: Folha de Pernambuco e CNN Brasil.

Continue acompanhando o Animais e Pets para conferir mais dicas, notícias e causos do mundinho dos pets.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.