Inafundável Sam: o gato que sobreviveu a três naufrágios
O Inafundável Sam, considerado um dos gatos mais famosos do mundo, ficou muito conhecido durante a época da Segunda Guerra Mundial, quando conseguiu sobreviver a três naufrágios quando estava em transporte para outros países, sendo estes fatos ocorrendo em 1941, quando a guerra já estava em seus momentos de auge, com missões de bloquear e bombardear os adversários diretos.
Primeiramente, Sam, foi nomeado como Oscar, pois estava sem uma identificação no navio alemão de guerra Bismarck, que em 18 de maio de 1941, que tinha o objetivo de bloquear os seus adversários para se transportarem ao Reino Unido, assim, acabou entrando em batalha e 9 dias após embarcar acabou afundando, tendo apenas 115 sobreviventes, dos mais de 2 mil, incluindo Sam.
Após ser resgatado com vida, Sam acabou servindo outra missão, agora com o Cossack, embarcação que realizava uma escolta entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico, quando foi atingido por um submarino alemão com um torpedo, danificando o navio, em 24 de outubro de 1941. Logo, Sam e os demais tripulantes foram transferidos para outro navio, que devido às condições climáticas, afundou 3 dias depois, próximo a Gibraltar.
O último naufrágio em que Sam acabou sobrevivendo aconteceu em 14 de novembro de 1941, quando a embarcação em que o gato estava sofreu um ataque de um torpedo a apenas 48km do seu destino, que era Gibraltar, porém, muitos dos tripulantes presentes conseguiram se salvar com Sam, que teve a sua carreira finalizada depois de tanto azar e chances de sobrevivência nos navios em que esteve.
Conheça os gatos mais famosos do mundo
Além do Inafundável Sam, conheça os outros dois gatos que completam o Top 3 entre os mais famosos do mundo, veja:
- Os gatos de Ernest Hemingway: por pertencerem ao famoso escritor Ernest Hemingway, que tinha 23 gatos sob seu domínio, ficaram muito conhecidos por todos eles serem polidáctilos, ou seja, os bichanos possuíam dedos extras em suas patas.
- Coronel Meow: o gatinho Coronel Meow era um gato mestiço do Himalaia-Persa americano, que detinha temporariamente o recorde mundial do Guinness de 2014 para a pele mais longa em um gato, o qual se tornou uma celebridade nas redes sociais.