Antigamente, era bastante comum ouvir das pessoas que a cada ano de vida dos cachorros era o equivalente a sete anos humanos, porém, isso não é totalmente verdade. Isso porque, os cães envelhecem de forma diferente das pessoas e o cálculo pode variar conforme o seu tempo de vida. Por exemplo, os filhotes precisam de apenas um ano de vida para se tornarem adultos, quando crianças precisam de muito mais tempo para isso.
Dentro dessa lógica, o primeiro ano do cão equivale a cerca de 15 anos humanos. No próximo ano, quando completar dois anos de idade, é o equivalente a mais 9 anos humanos. A partir do terceiro ano em diante, cada ano de vida do cão equivale a aproximadamente 4-7 anos humanos, dependendo do porte do cão (cães menores geralmente envelhecem mais devagar que cães maiores).
Mais informações de como calcular a idade dos cachorros
Essa questão dos cães menores terem mais tempo de vida, intriga os cientistas há anos e as pesquisas não encontraram fatores fundamentais para confirmar como o tamanho do cão influencia no seu envelhecimento. O que eles concluíram até o momento é que, em termos numéricos, a cada 4,4 kg de peso corporal, o cão diminui um mês da sua expectativa de vida.
Dentro dessa lógica existem algumas especulações, como: cães maiores podem ter doenças precoces relacionadas à idade e que seu crescimento acelerado pode aumentar as chances de tumores. Vale ressaltar que essas condições também podem ser influenciadas pela raça, dificultando ainda mais a precisão de saber quais são os critérios genéticos que fazem os cães maiores terem uma expectativa de vida menor.