No último ano, 2023, viralizou uma trend na rede social TikTok onde alguns influenciadores estavam provando a ração de cachorro, tendo mais de 700 mil visualizações na hashtag #dogfood através do perfil oficial de Henry Clarisey, influencer e praticante de musculação.
Apesar dos vídeos experimentando a ração de cães, elas não são indicadas para o consumo dos seres-humanos, pois elas são desenvolvidas com os nutrientes específicos para os caninos, assim acabam não servindo para a nutrição humana, tendo a falta de diversos tipos de nutrientes na sua composição.
A nutricionista da vitat Leticia Ramirez explicou que mesmo que a ração possua os principais nutrientes, tais como carboidratos, proteínas e gorduras, não é recomendado e podem acabar causando sintomas maléficos ao humanos, são eles: náuseas, vômitos e dores de cabeça.
Gato pode comer a ração do cachorro? E vice-versa?
Entre os animais domésticos, gatos e cachorros, a prática de um comer a ração específica do outro não chega a ser prejudicial a saúde dos animais, porém, não cai bem dentro do organismo de ambos. Isso se deve ao fato de uma alimentação específica para gatos não conter os nutrientes necessários para os cachorros e vice-versa.
Se o seu gato ou cachorro comeu a ração diferente do que é recomendada para a sua dieta diária dentro do contexto do canino ou felino, ele pode apresentar alguns sintomas como fraqueza, vômitos ou tosse, assim, caso isso aconteça, busque a ajuda prontamente de um médico-veterinário para conseguir trazer solução para a melhora do animal.