Um homem estava passeando no centro de Lancaster, Pensilvânia, Estados Unidos, quando avistou um animal selvagem excluído em uma grade de escada de um local, necessitando de ajuda, tendo apenas a companhia de um pote de água.
Ao avistar o animal selvagem, identificado como uma marmota pelo Acorn Acres Wildlife Rehabilitation, mais tarde, o homem ligou para pedir ajuda à organização, que chegou ao local e ficou horrorizada com a situação do animal, que parecia estar assustado e desidratado.
Em postagem no Facebook, a Acorn Acres Wildlife Rehabilitation escreveu o seguinte, confira:
“A Srta. Marmota estava em maus lençóis e não havia uma saída fácil e segura. Embora não estejamos equipados para responder ativamente a chamadas de coleta, o momento dessa mensagem foi perfeito. No momento em que ela chegou, tínhamos um voluntário, um estagiário e nosso fundador saindo para construir uma gaiola de soltura. Como você pode ver, a Srta. Marmota estava com uma aparência RUGOSA. Munidos de contêineres, cobertores e luvas de mordida, nossa equipe foi para a cidade. O centro da cidade estava cheio de gente! E lá, atrás do vaso de flores na parede da escada, estava uma mamãe marmota apavorada e desidratada.
Depois de avaliar a situação e determinar a melhor rota, nossa equipe lançou a Operação Marmota. Com a ajuda de um cabo de vassoura e do pai do nosso vizinho, eles a capturaram rapidamente! Eles receberam muitos agradecimentos e voltaram para a clínica, chegando apenas 31 minutos depois de terem saído. Esse foi realmente um esforço de equipe, e não poderíamos estar mais orgulhosos de apoiar nossos vizinhos e comunidade (e a marmota) em seu momento de necessidade. Atualmente, não temos instalações para cuidar de uma marmota selvagem adulta, por isso a transferimos para nosso centro irmão, o Red Creek Wildlife Center, onde ela receberá cuidados incomparáveis.”
Veja também: Cachorro vê sua dona na TV e fica confuso com a situação
O que fazer com animais abandonados?
Para realizar os resgates de animais abandonados, é necessário fazer os seguintes passos, confira:
- Proporcione um espaço seguro e confortável: caso os animais estejam separados de sua mãe, os separe em um local confortável em sua casa, até realizarem os seus primeiros atendimentos;
- Veja se o animal realmente precisa da sua ajuda: se o animal estiver sozinho, sem a presença da mãe, proporcione um resgate confortável. Ligar para uma ONG de resgate de animais também é uma opção para manter a segurança do animal e encontrar um novo lar;
- Limpe o animal: se o animal resgatado estiver muito sujo, limpe-o com lenços umedecidos, sem um banho completo para o animal.