Em agosto, um homem chamado Gary Shattuck estava passando por Shrewsbury, Vermont, quando reparou de dentro carro que havia um movimento diferente na mata e decidiu gravar um vídeo. Na ocasião, ele achou que o animal de grande porte era um lince, mas algo na sua aparência lhe chamou ainda mais atenção e decidiu enviar a gravação para o Vermont Fish & Wildlife, pois suspeitou que o felino poderia ser um animal ainda mais raro.
O portal confirmou que não era um lince comum e confirmou para Shattuck que se tratava de um lince-do-canadá, que está ameaçado de extinção. De acordo com o Vermont Fish & Wildlife, a equipe ficou emocionada ao saber que o animal estava andando pela região, pois a última vez que havia sido visto um lince dessa espécie foi em 2018. Para a surpresa deles, o animal estava em uma área completamente diferente de onde eles geralmente são encontrados.
Lince-do-canadá surpreende especialistas
Em um comunicado à imprensa, eles disseram: “Este novo avistamento é especialmente emocionante porque o gato foi visto no Condado de Rutland, bem ao sul da maioria dos relatos confirmados de linces em Vermont”. Nos últimos anos, o Vermont Fish & Wildlife recebeu relatos de pessoas que tinham visto lince, mas na ocasião, se tratava do lince-pardo.
Embora pareçam semelhantes, há algumas diferenças que podem ajudar as pessoas a diferenciá-los, entre elas: “Pés traseiros gigantes? Confere! Ponta da cauda toda preta? Confere! Quartos traseiros inclinados para cima? Confere! Não é um lince, é um lince-do-Canadá!”.
Infelizmente, a perda de habitat e as mudanças climáticas são os principais fatores para o desaparecimento do lince-do-canadá. Mas, segundo a análise do vídeo, o animal aparentemente está com um bom peso e agindo conforme sua normalidade.