Gravidez psicológica em cachorro: o que é e como tratar
A gravidez psicológica nas cadelas é algo que acontece de maneira recorrente, onde metade das fêmeas caninas não castradas, até mesmo entre as que nunca acasalaram, porém, também podem acometer as cadelas que já são castradas, mas com uma frequência muito menor.
De maneira geral, os casos de gravidez psicológica em cadelas acontece entre 2 a 4 meses após o período que estão no cio e você pode descobrir se a sua cachorrinha inserida nesse caso a partir de alguns sintomas, considerados os principais, confira a seguir:
- Tetinhas inchadas;
- Produção de leite;
- Inchaço abdominal;
- Uivos frequentes;
- Adoção de objetos como filhotes;
- Falta de apetite;
- Agressividade;
- Depressão,
- Possessividade com o ninho.
As causas da pseudociese, ou gravidez psicológica, acontecem quando a cadela sofre com alterações hormonais em seu organismo, principalmente o aumento da progesterona, que o faz agir como se a pet estivesse realmente prenha, criando todos os sintomas que as cadelas que estão verdadeiramente grávidas sentem.
Consequências da gravidez psicológica nas cadelas?
Os casos de gravidez psicológica nas cadelas podem trazer consequências graves e diversas de complicações na saúde dos animais, podendo causar tumores, infertilidade e câncer. Por isso, é importante que os tutores acompanhem o comportamento das suas cadelas para manter elas de maneira confortável.
Entre os fatores das consequências graves, as cadelas podem sentir muitas dores no útero e também junto a disfunção hormonal, a falta de equilíbrio no organismo do animal pode acarretar no aparecimento de um tumor e um câncer, que quando descoberto cedo, pode ser curado.