Presente em jardins, talvez poucas pessoas saibam que seu nome é grama amendoim e que também pode ser conhecida por amendoim forrageiro. Ela é uma leguminosa perene que tem como uma das principais funções, cobrir o solo e produzir flores, deixando assim um campo verde e amarelo, por causa das suas pequenas flores. Ela é bem familiarizada no Brasil por ser uma planta originária da América do Sul e é usada principalmente em aplicações agrícolas e paisagísticas devido às suas características benéficas.
A grama amendoim possui folhas verde-escuras e são pequenas, ficando próximas ao solo e permitindo que tenha uma densa cobertura. As suas flores são amarelo brilhante e possui um papel fundamental na polinização e, por isso, também é uma ótima escolha para o meio ambiente plantar.
Outros benefícios da grama amendoim
Outra características positiva da grama amendoim é ter um sistema radicular profundo que ajuda na fixação de nitrogênio no solo. Ela também é capaz de controlar a erosão e é para áreas inclinadas e taludes, prevenindo o deslizamento de terra. Como dito acima, ela é escolhida para campos agrícolas pois é uma opção de forragem para gado, ovinos e caprinos e é rica em proteína para esses animais.
Além dessas propriedades, a grama amendoim também é leguminosa e isso faz com que o solo fique fértil, colaborando para a germinação de outras plantas no mesmo terreno. Quando for plantar suas sementes, saiba que elas preferem um solo bem drenado e rico em matéria orgânica. O melhor clima para o seu crescimento são regiões tropicais e subtropicais com boa disponibilidade de água.
Suas sementes não são caras e é possível encontrar na internet, lotes de 100 mudas por R$29,90. No entanto, esses valores podem variar de acordo com a região.