O gato é considerado um animal enérgico e sensitivo com as pessoas que o rodeiam, assim, podendo demonstrar a partir do seu comportamento o que está sentindo naquele momento, seja para identificar algo errado ou até mesmo uma gravidez, por exemplo.
Quando o gato está com o pelo arrepiado, ele pode demonstrar diversos sentimos, isso vai do contexto, da situação e do ambiente em que vivem, portanto, os tutores devem ficar atentos para tomar a decisão certa sob a situação do momento.
A seguir, confira as principais causas que deixam o gato com o pelo arrepiado e o que fazer, veja:
1. Medo ou Estresse: Os gatos costumam arrepiar o pelo quando estão assustados ou estressados. Isso é uma resposta natural de defesa, para parecerem maiores e mais intimidantes.
- O que fazer: Tente identificar e remover a fonte do estresse ou medo. Proporcione um ambiente seguro e tranquilo para o seu gato. Fale com ele de maneira suave e calmante e ofereça um espaço seguro onde ele possa se esconder.
2. Frio: Assim como os humanos, os gatos podem arrepiar o pelo quando estão com frio, como uma maneira de manter o calor.
- O que fazer: Certifique-se de que o gato tenha acesso a um local quente e confortável. Proporcione cobertores e, se necessário, considere aquecer o ambiente.
3. Excitação ou Brincadeira: Durante brincadeiras intensas, os gatos podem arrepiar o pelo devido à excitação.
- O que fazer: Observe se o comportamento está associado a brincadeiras. Isso geralmente não é preocupante, mas é importante garantir que o ambiente de brincadeira seja seguro.
4. Problemas de Saúde: Algumas condições médicas podem causar o arrepiamento do pelo, como problemas de pele, dor ou outras doenças.
- O que fazer: Se o comportamento persistir ou for acompanhado por outros sintomas, como letargia, perda de apetite, ou mudanças no comportamento, é importante levar o gato ao veterinário para uma avaliação completa.
5. Presença de Outro Animal: A presença de outros animais, especialmente desconhecidos, pode fazer com que o gato erice o pelo como um sinal de alerta.
- O que fazer: Se houver novos animais em casa ou na vizinhança, observe como eles interagem. Introduza novos animais de forma gradual e sob supervisão.
Veja também: Caminhoneiro não pode acreditar no que estava no meio das rodas do seu caminhão
Gatos e cachorros sabem quando a mulher está grávida?
Com seus poderes de percepção e mudança no ambiente, confira como os gatos e os cachorros sabem que a mulher está grávida, veja:
- Mudanças de Cheiro: Durante a gravidez, o corpo de uma mulher passa por várias mudanças hormonais que podem alterar seu cheiro natural. Animais com olfato aguçado, como cães e gatos, podem detectar essas mudanças;
- Comportamento e linguagem corporal: Os animais de estimação são muito observadores e podem perceber alterações no comportamento e na linguagem corporal de sua dona. Mudanças na rotina, no nível de atividade e até no humor podem ser notadas;
- Alterações físicas: Conforme a gravidez avança, o corpo da mulher muda visivelmente. Animais de estimação que estão acostumados a interagir fisicamente com sua dona podem notar essas mudanças.