Fumar pode fazer engordar? Cientistas explicam

Todos os prejuízos que o cigarro traz para a sua saúde ainda não foram o bastante para te fazer querer largar o vício? Pois nós temos mais um efeito do vício para te contar.

Muitas pessoas acham que uma “vantagem” do cigarro é que ele ajuda a diminuir o apetite, contribuindo para a perda de peso. Isso até pode ser verdade, mas um estudo recente indicam que fumantes tendem a acumular mais gordura visceral na cavidade abdominal.

Essa gordura visceral está ligada a riscos mais altos de ataques cardíacos, diabetes e até demência. E o grande problema é que ela é difícil de identificar. Você pode ter uma barriga lisinha, mas ainda assim ter uma enorme quantidade de gordura visceral acumulada.

A presença de grandes quantidades desse tipo de gordura favorece o desenvolvimento de resistência à insulina, “que está relacionada com baixa qualidade do sono e altos níveis do hormônio cortisol”, explica o Tua Saúde.

Realizada por pesquisadores do Centro NNF de Pesquisa Metabólica Básica Universidade de Copenhage, na Dinamarca, a pesquisa utilizou uma forma de análise estatística chamada randomização mendeliana (MR). Para tentar descobrir se existe uma relação ente o tabagismo e o aumento da gordura abdominal, a pesquisa combinou resultados genéticos de estudos mais antigos sobre fumar e medidas de distribuição corporal.

Estudo reforça a importância de combater o tabagismo, afirma autor

A pesquisa concluiu que fumantes tendem a ter pesos corporais mais baixos do que não fumantes, mas que acumulam mais gordura visceral.

“Do ponto de vista da saúde pública, estes resultados reforçam a importância de esforços em larga escala para prevenir e reduzir o tabagismo na população em geral, pois isso também pode ajudar a reduzir a gordura visceral abdominal e todas as doenças crônicas que estão relacionadas a ela”, concluiu o autor principal do estudo, Germán D. Carrasquilla.

Fonte: BBC Science Focus, O Globo e Tua Saúde.

Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.