Fotos impressionam cientistas e população sobre como é Marte
A humanidade ainda está caminhando a passinhos de bebê quando o assunto é “conhecer o universo“, mas um dos planetas mais explorados até o momento é o nosso vizinho: o planeta vermelho Marte.
Confira algumas imagens impressionantes capturadas de Marte:
Feitas pela sonda americana Mars Reconnaissance Orbiter lá em 2011, essa e outras imagens mostrando manchas escuras pela superfície do planeta foram consideradas uma das melhores evidências de água em Marte até aquele momento. “É difícil imaginar que elas são formadas por qualquer coisa que não seja fluido que desce as montanhas”, declarou Richard Zurek, cientista do projeto Mars Reconnaissance Orbiter, da Nasa, na época, segundo a BBC.
Essa planície chamada Acidalia Planitia mencionada no livro e no filme “Perdido em Marte” (2015). É lá que a tripulação fictícia da Ares 3 e da Ares 4 fazem os seus pousos.
Os cientistas acreditam que a Cratera Gale, que aparece registrada na imagem, é provavelmente um lago seco – mais uma evidência de que já existiu água no planeta vermelho.
Capturada pela câmera HiRISE a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter lá em 2014, a imagem mostra dunas de areia mais ao norte de Marte. Elas podem ser vistas emergindo de uma cobertura invernal de gelo (seco) sazonal de dióxido de carbono.
A imagem mostra o Espectrômetro de Raios-X de Partículas Alfa com a paisagem marciana ao fundo.
Se você fechar os olhos e pensar em Marte, provavelmente a primeira imagem que vem à sua mente é a de uma paisagem rochosa e montanhosa. Essa foto mostra o Monte Sharp, oficialmente o Aeolis Mons, que cresce do fundo do vale do planeta e se eleva a 5,5 km.
Fonte: Notícias ao Minuto, BBC, Correio Braziliense, Voa News.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.