Formiga com picada mais dolorida do mundo morde mulher em São Paulo
A formiga com a picada mais dolorida do mundo, conhecida como formiga-bala, acabou mordendo uma mulher na cidade de Ourinhos, no interior de SP, quando ela estava brincando com seu filho de apenas quatro anos na piscina de bolinhas de um clube.
Identificado como Aline Ferraz, a mulher, que sofreu a picada no último dia 7 de junho, contou durante entrevista ao G1 que estava brincando com seu filho e sentiu uma forte dor no pé, mas sem identificar o que realmente tinha acontecido. Confira o relato de Aline:
“Entrei para brincar com ele e, quando fui trocar de lugar, senti uma dor super forte no pé, puxei o pé e, mesmo de meia, tinha uma coisa grudada. O ferrão dela ficou fincado no meu dedo mínimo. Tirei a meia e não consegui identificar o que estava grudado lá.
Meu marido começou a puxar as bolinhas para procurar o que tinha lá no meio e achou o ‘resto’ do inseto. O socorrista que identificou a formiga já conhecia, mas usou um aplicativo para confirmar que se tratava de uma formiga-bala. Ele me deu gelo para pôr no local e orientou a tomar antialérgico.”
A dor causada pelo veneno da formiga-bala pode durar entre 12 a 24 horas, sem parar, trazendo muito desconforto a quem foi picado. Na Escala Schmidt, criada pelo entomologista Justin Schmidt para medir a intensidade de dor causada pela picada de alguns insetos, com o índice 4+, superior ao número considerado máximo para a picada mais dolorosa.
O que se assemelha a dor da picada de uma formiga-bala?
De acordo com o próprio criador da Escala Schmidt, Justin Schmidt, a picada de uma formiga-bala é comparável a você “andar sobre brasas com um prego de 5cm cravado no calcanhar”. Alguns acreditam que a formiga-bala tenha uma mordida mais forte que um tiro.