A natureza possui uma infinidade de tipos de plantas e flores que, para ter um equilíbrio, é necessário que elas tenham certas funções e horários para que isso seja efetivo. Por causa disso, existem várias flores noturnas que são adaptadas para atrair polinizadores noturnos, como mariposas e morcegos. Confira abaixo três flores noturnas fascinantes:
Dama-da-noite
É um dos nomes mais populares e a flor é conhecida por soltar um aroma forte após o entardecer. Conforme o cair da noite, seu aroma fica cada vez mais intenso. Também pode ser encontrada pelo nome cacto-orquídea e é planta originária do México, podendo ter flores de várias cores, que duram apenas uma noite. Para que cresçam bem, o ideal é mantê-las à meia-sombra, em solo bem drenado e levemente ácido.
Flor-da-lua
Também conhecida por Ipomoea alba, ela também pode ser encontrada pelo nome de dama-da-noite. Suas flores são grandes e brancas, além de serem muito perfumadas. Elas se abrem ao final da tarde e são polinizadas por mariposas. Elas ficam abertas até o amanhecer e se fecham quando o dia clarear. Inclusive, em dias nublados, algumas flores podem permanecer abertas.
Prímula-da-noite
Elas fazem parte do gênero Oenothera e, uma curiosidade em torno do seu nome popular, é porque algumas espécies só abrem ao anoitecer, embora nem todas fazem isso. Quem tem essa função noturna é a Oenothera speciosa, que pode ter cor rosa, amarelo ou branco. Caso queira tê-la em casa, o indicado é plantá-las em locais de meio-sombra, que seja arejado e protegido dos ventos fortes. O solo também precisa estar fértil e constantemente úmido. Quanto mais cuidado com a planta, melhor será o seu florescer.