A flor Beija-Turco é uma flor bastante popular, porém também pode ser encontrada pelo nome Maria-sem-vergonha (Impatiens walleriana). Ela se destaca entre outras espécies pela capacidade de florescer o ano todo e pela variedade de cores. Saiba os cuidados necessários para cultivá-la e mantê-la vibrante o ano todo.
Confira também: Conheça a Peperômia: A planta queridinha para ambientes internos
Ela é uma planta que precisa de cuidado com o sol, preferindo a luz indireta brilhante ou meia-sombra. Ela pode tolerar algum sol direto, mas em climas muito quentes, é melhor protegê-la do sol forte do meio-dia para evitar que as folhas queimem. Apesar de não tolerar tanto o calor, ela também é sensível ao frio intenso, então é importante protegê-la de geadas.
Sobre a rega, a Beija-Turco gosta de solo constantemente úmido, mas não encharcado. Regue quando a superfície do solo começar a secar. Em climas quentes ou durante a floração intensa, pode ser necessário regar diariamente, mas em climas mais frescos, regue de 2 a 3 vezes por semana. Uma dica importante é evitar molhar suas folhas, pois isso pode gerar doenças fúngicas, então certifique-se de que o vaso ou canteiro tenha boa drenagem para evitar o apodrecimento das raízes.
O tipo de solo adequado para ela é ser bem drenado e rico em matéria orgânica. Uma mistura de terra para vasos com composto orgânico ou turfa é ideal. Ela é uma planta versátil e pode ser cultivada tanto em vasos como em canteiros, sendo perfeita para áreas sombreadas do jardim ou varandas onde receba luz indireta. Ela também se adapta bem em interiores, desde que haja boa iluminação.