Com os dias ficando cada vez mais corridos, algumas pessoas passam o tempo idealizando a chance de poder dormir por muitas horas seguidas. Quando estamos muito cansados, o sono é algo fundamental para o nosso bem-estar, mas a quantidade ideal de sono varia de pessoa para pessoa. No entanto, especialistas alertam que dormir 12 horas seguidas pode indicar um problema.
Embora o sono seja essencial para a saúde, dormir excessivamente pode ser um sinal de que algo não está bem, por isso os especialistas que se tem o hábito de sempre dormir muitas horas seguidas, é preciso investigar a causa disso, sendo o mais indicado ter noites de sono entre 7 e 9 horas.
Por que dormir 12 horas seguidas pode ser um problema?
Dormir demais pode ser um sintoma de distúrbios do sono, como apneia do sono, narcolepsia ou insônia. Quando a pessoa sente um sono excessivo, isso pode estar relacionado a problemas de saúde como depressão, ansiedade, doenças da tireoide e até mesmo diabetes.
Também existem casos de pessoas que dormem muito e continuam se sentindo cansadas, afetando a dificuldade para se concentrar durante o dia. Inclusive, alguns estudos sugerem que dormir demais pode aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e obesidade.
O que fazer se você estiver dormindo demais?
Ao notar que está passando horas demais dormindo, o mais indicado é procurar um médico para identificar a causa do sono excessivo e receber o tratamento adequado. Se perceber que pode ser ponto conta da rotina, tente regular o seu horário de dormir e acordar, até mesmo nos finais de semana para que o seu corpo encontre o equilíbrio.
Para criar uma rotina saudável de sono, garanta que seu quarto esteja bem escuro e silencioso. Reduza o consumo de cafeína e nicotina, especialmente à noite e tente inserir algum tipo de atividade física, mas evite exercícios intensos perto da hora de dormir.