As borboletas são insetos da ordem Lepidoptera classificados nas super famílias Hesperioidea e Papilionoidea, os quais de holometabolismo, consistindo em ter o ciclo de vida dividido em 4 fases, sendo elas: ovo, larva, pupa e imago.
Entre as borboletas, é estimado que existam 150 mil espécies, sendo a segunda maior ordem em número de espécies de insetos, onde no Brasil mais de 3,5 mil espécies de borboletas já foram descritas, tendo 57 delas ameaçadas de extinção.
Existe apenas uma espécie de borboletas que é venenosa e deve-se tomar muito cuidado com ela, a Borboleta-monarca. Porém, a Borboleta vice-rei, tem a aparência parecida com a espécie monarca, e, com isso, evita que seja atacada pelos predadores na natureza, mas não possui veneno.
A Borboleta-monarca adquire o veneno em seu organismo ainda quando é uma lagarta, onde a mesma se alimenta de plantas venenosas, sendo uma forma de proteção para os predadores evitarem comê-la, pois passariam mal devido às toxinas existentes no corpo.
O que significa quando uma borboleta entra em sua casa?
Para este acontecimento, existem diversos tipos de crenças, onde as pessoas podem interpretar de maneiras diferentes. A seguir, confira as principais explicações:
- Transformação: o animal é frequentemente associada à transformação e renovação, por conta de sua trajetória em vida, assim, trazendo o significado de mudanças positivas estão por vir;
- Sorte: muitas pessoas de algumas crenças acreditam que a borboleta é um animal que traz sorte para a casa, associando também com a fortuna, que pode chegar;
- Presença espiritual: neste âmbito mediúnico, as pessoas acreditam que o fato da borboleta estar dentro de suas casas é associado a uma presença espiritual de um familiar já falecido, tentando passar alguma mensagem;
- Equilíbrio: por ser conhecida também como um símbolo de harmonia e equilíbrio, a entrada de uma borboleta em seu lar pode representar a necessidade de buscar equilíbrio em diferentes áreas da vida.