Estudo revela que cães podem entender diferentes idiomas

Já olhou para o seu cachorro enquanto conversava com ele e jurou que ele conseguia entender tudo o que você dizia? Calma que não é pra tanto, mas os cães tem sim um certo grau de entendimento e um estudo até revelou que eles conseguem distinguir diferentes idiomas.

Em 2022, pesquisadores do Departamento de Etologia da Universidade Eötvös Loránd, na Hungria, publicaram um estudo no periódico NeuroImage. A pesquisa revelou que o cérebro canino tem padrões de atividades cerebrais diferentes ao ouvir um idioma familiar ou não. Foi a primeira vez que um estudo demonstrou que um cérebro não-humano pode distinguir entre idiomas.

A pesquisa reuniu 18 cachorros. Eles foram treinados para ficar imóveis em um scanner cerebral, enquanto ouviam trechos em áudio do livro “O Pequeno Príncipe”. Alguns trechos estavam em espanhol e outros em húngaro. Todos os cães ali só tinham escutado uma dessas línguas por meio dos seus tutores.

Os cães conseguiam distinguir o espanhol do húngaro, o que ficou registrado nos padrões neurais do córtex de audição secundário deles. Um ponto interessante foi que os cachorros mais velhos distinguiam melhor entre a língua familiar e a desconhecida.

“Cada língua é caracterizada por uma variedade de regularidades auditivas. Nossos achados sugerem que durante a sua vida com humanos, os cachorros absorvem essas regularidades da língua à qual são expostos”, explicou Raúl Hernández-Pérez, coautor da pesquisa, segundo a Revista Galileu.

Cães podem se tornado ouvintes melhores?

Attila Andics, autor sênior do estudo, comentou que os cientistas ainda não sabem se distinguir entre idiomas é uma habilidade específica dos cães ou se outras espécies não humanas tem essa capacidade. Segundo Andics, por conviverem muito com os humanos, cães podem ter evoluído ao longo dos anos para se tornarem “ouvintes melhores”.

Fonte: Revista Galileu.

Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.