Estudo revela o melhor horário para fazer exercício físico
Com o aumento das temperaturas em várias cidades do Brasil, as recomendações de horários para fazer exercícios podem sofrer alterações. Apesar de ser algo indicado para melhorar a nossa saúde, se arriscar nos horários de sol forte ou clima muito seco pode ser mais prejudicial do que benéfico para o nosso bem-estar.
A busca pelo horário ideal para se exercitar é uma pergunta que muitas pessoas fazem. A resposta, no entanto, não é única e pode variar de acordo com diversos fatores, como objetivos pessoais, ritmo circadiano e até mesmo gênero.
Veja o que os especialistas dizem sobre horários dos exercícios
Em uma das pesquisas, especialistas acompanham pessoas com obesidade que começaram a se exercitar no período da tarde. Durante esse estudo, constataram que essas pessoas apresentaram índices menores de problemas cardiovasculares ou morte quando comparadas a outras pessoas que se exercitam em outros horários.
Esse estudo foi feito pela Universidade de Sydney, na Austrália, que acompanhou um grupo de 30 mil voluntários com mais de 40 anos que vivem com obesidade e não tinham problemas vasculares. Essa pesquisa demorou cerca de oito anos, no qual concluíram os benefícios das pessoas se exercitarem, principalmente no horário da tarde.
No entanto, isso pode ser relativo e cada corpo pode responder de uma maneira diferente. Por isso, o melhor horário para você se exercitar é aquele que se encaixa na sua rotina e que te faz sentir bem. Se você não consegue se exercitar no horário ideal, procure adaptar sua rotina para encontrar um momento que seja viável e consistente.