Estudo aponta relação entre dieta low carb e diabetes

Com dietas ficando cada vez mais populares e nutricionistas dominando as redes sociais, com opiniões divergentes, criou-se a ideia de que o carboidrato é um dos maiores vilões para quem quer emagrecer. Mas, é preciso ter cuidado, pois retirar totalmente esses elementos da dieta podem trazer prejuízos à saúde. No entanto, alguns estudos indicam que ela pode ser adaptada para pessoas com diabetes.  

Conhecida como dieta low carb”, ou baixa em carboidratos, uma pesquisa publicada pela Diabetes and Metabolic Syndrome mostrou que esse tipo de dieta pode ser uma boa aliada no manejo do diabetes, principalmente do tipo 2. Ao reduzir o consumo de carboidratos, a principal fonte de glicose para o organismo, a dieta low carb ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, o que é fundamental para pessoas com diabetes.

Entenda como uma dieta low carb pode ajudar na diabete 

 A dieta low carb pode melhorar a sensibilidade do corpo à insulina, hormônio responsável por levar a glicose para dentro das células. Isso significa que o corpo utiliza a glicose de forma mais eficiente, reduzindo a necessidade de medicamentos para controlar o diabetes. Pessoas que sofrem com essa doença podem se beneficiar dessa dieta para perder peso, pois uma boa parcela de pessoas com sobrepeso ou obesidade tem diabetes. 

Benefícios da dieta low carb para diabéticos

  • Maior controle glicêmico: Níveis de açúcar no sangue mais estáveis.
  • Redução da necessidade de medicamentos: Em alguns casos, pode ser possível reduzir ou até mesmo eliminar o uso de medicamentos para diabetes.
  • Melhora na qualidade de vida: Mais energia, menos fome e maior bem-estar geral.
  • Prevenção de complicações: O bom controle do diabetes reduz o risco de complicações como doenças cardíacas, neuropatia e problemas renais.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.