Estes são os sítios arqueológicos mais incríveis do planeta

Segundo o dicionário do Patrimônio Cultural do Iphan, é difícil precisar exatamente o que é um sítio arqueológico. Em termos gerais, o termo é muito utilizado para se referir a um “local em que se podem fazer pesquisas, recolhas ou observações de dados que se referem às relações entre a cultura material e as sociedades estabelecidas na longa duração”, explica o Iphan.

Os sítios estão espalhados pelo mundo e reúnem informações importantes sobre a história da humanidade. A Agência ANSA separou dez sítios arqueológicos que os interessados em história e arqueologia precisam visitar pelo menos uma vez na vida.

1. Machu Picchu, Peru

Uma das sete maravilhas do mundo, a cidade de Machu Picchu representa o poder religioso e governamental dos Incas. O governo do Peru limita o número de turistas diários para tentar preservar a integridade da cidade.

Imagem de capa.

2. Luxor, Egito

As estátuas de Ramsés II marcam a entrada do sítio de Luxor, um dos principais destinos para quem vai visitar o Egito. Além do Templo de Luxor, também é nessa região que se localizam os túmulos dos faraós do Vale dos Reis e das Rainhas, onde os antigos reis do Egito foram enterrados ao lado das suas consortes.

luxor egito
Foto: reprodução

3. Pompeia, Itália

A cidade de Pompeia foi destruída pela erupção do vulcão Vesúvio, em 79 d.C., que submergiu a cidade sob a lava, o que acabou preservando edifícios, templos e até corpos em um bom estado.

pompeia itália
Foto: reprodução

4. Petra, Jordânia

Talvez o destino mais famoso da Jordânia, a cidade de Petra, esculpida em rocha vermelha, só pode ser acessada por um longo cânion de arenito. Mais uma das sete maravilhas do mundo, Petra era a capital da tribo nabateus e controlava as rotas comerciais de mirra, incenso e especiarias entre o Oriente e o Ocidente.

petra jordânia
Foto: reprodução

5. Afrasiab, Uzbequistão

Localizada na famosa Rota da Seda, entre a China e a Europa, a antiga cidade da Sogdiana foi destruída pelo avanço dos mongóis. Mas ainda podem ser identificados quatro muros ao redor do mundo do Palácio Real, sede dos soberanos da capital.

Afrasiab Uzbequistão
Foto: reprodução

6. Éfeso, Turquia

Éfeso foi uma das maiores cidades da região e um dos centros comerciais mais ricos depois de Roma e Alexandria, no Egito. As ruínas têm restos de um teatro, de um aqueduto, de um pequeno templo e de uma biblioteca.

Éfeso, Turquia
Foto: reprodução

7. Masada, Israel

Um dos lugares para visitar nesse sítio, que é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, é o palácio de Herodes. O sítio tem uma vista para o deserto no sudeste da Judeia, perto do Mar Morto.

masada israel
Foto: reprodução

8. Tikal, Guatemala

Esse parque arqueológico guarda os maiores registros do povo maia, uma das civilizações pré-colombianas mais importantes. Os templos desse sítio lembram as pirâmides do Egito.

tikala guatemala
Foto: reprodução

9. Delfos, Grécia

O principal destaque desse parque é o templo de Apolo, uma construção datada do século IV a.C. O templo foi destruído por um terremoto, mas foi parcialmente restaurado no século XX.

delfos grécia
Foto: reprodução

10. Angkor Wat, Camboja

Localizado no país do sudeste asiático, Angkor Wat é um dos locais mais importantes para o culto budista. O parque conta com 400 km quadrados e abriga ruínas de templos, fortificações, obras e estradas hidráulicas.

Angkor Wat, Camboja sítios arqueológicos
Foto: reprodução

    Fonte: Época Negócios.

    Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.