Estes são os melhores alimentos para quebrar o jejum
A prática de jejum intermitente ganhou cada vez mais popularidade nos últimos anos como uma das estratégias para quem quer emagrecer. O modelo mais comum é o de 16/8. A pessoa se alimenta normalmente entre as 10h e as 18h e fica em jejum nas outras 16. Mas os alimentos que você escolhe para quebrar esse jejum também são muito importante para garantir a eficácia da tática.
É fundamental quebrar o seu jejum com uma alimentação equilibrada, que mistura alimentos reguladores (verduras, legumes ou frutas), energéticos (fontes de carboidratos) e construtores (proteínas magras). Outras dicas do Medicare são:
- Grãos integrais, como arroz integral, aveia e quinoa;
- Gorduras saudáveis, como abacate, sementes, de chia, nozes e azeite;
- Alimentos fermentados, como iogurte.
O Instituto Bratan reúne algumas sugestões de refeições equilibradas que você pode fazer ao quebrar seu jejum:
- Uma batida de whey com frutas vermelhas, espinafre e sementes de chia;
- Uma tigela de quinoa com peito de frango grelhado e legumes coloridos;
- Uma omelete com legumes e abacate.
A popular tapioca não é uma boa opção por causa do seu alto índice glimêmico. “Apesar de ter uma fama de boazinha, ela é farinha, e farinha vira açúcar também no nosso corpo”, explicou a apresentadora Mariana Ferrão ao VivaBem – UOL.
Não é recomendado fazer jejum intermitente todos os dias
O jejum pode ser uma prática difícil e muitas pessoas desistem logo no começo, causando o famoso “efeito sanfona”. “Às vezes, a pessoa diz ‘vou fazer jejum intermitente todos os dias’, aí ela não consegue fazer uma semana e desiste, então é melhor se planejar e fazer dois dias na semana, por exemplo”, recomenda a endocrinologista Lívia Marcela.
Para quem quiser aderir à prática, vale consultar um nutricionista ou endocrinologista antes, até para planejar corretamente como você vai quebrar o seu jejum.
Fonte: VivaBem – UOL, Instituto Bratan e Medicare.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.