Nos últimos anos, a ideia de ter uma animal doméstico se tornou ainda mais humanizada, com os tutores tendo mais acessos na melhor forma de tratá-los. Antigamente, os cachorros tinham que dormir do lado de fora, em casinhas, enquanto os gatos podiam sair pelas ruas, mesmo com os perigos.
Hoje em dia, é nítido que ter os animais perto de nós é uma experiência gratificante, tanto para os humanos, quanto para os bichinhos. Dessa forma, é normal que as pessoas durmam com seus animais na mesma cama, permitindo que eles tenham ainda mais conexão com seus tutores e sejam considerados membros da família.
Confira os principais benefícios de ter um animal de estimação
Ter um ou mais animais de estimação pode ajudar em vários aspectos da nossa vida, como na redução do estresse e ansiedade. A interação com nossos pets libera ocitocina, um hormônio associado ao prazer e bem-estar, e diminui os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Também ajudam a lidar com a solidão, pois o companheiro deles podem ser fundamentais para pessoas que se sentem sozinhas.
Além disso, cuidar de um animal nos proporciona um senso de responsabilidade e realização, podendo ajudar também a ter maior sensação de segurança. Muitas pessoas tendem a se sentirem mais seguras em casa com a presença de um animal, especialmente cães.
Quais os benefícios de ter um animal para a saúde física?
Além da saúde mental, ter um animal de estimação pode ajudar algumas pessoas a saírem do sedentarismo, principalmente com cães. Por serem animais que gostam de passear, isso pode servir como estímulo para aumentar a atividade física.
Os pets também podem ajudar na redução da pressão arterial quando acariciar os bichinhos, ajudando a reduzir a pressão arterial e o risco de doenças cardíacas.