Os animais que vivem na natureza estão sofrendo muito com a ação humana, principalmente nos últimos 100 anos, havendo o aumento do desmatamento nas florestas e como consequência muitos dos animais perderam os seus habitats naturais, ficando em risco de extinção e alguns deles deixando de existir.
A seguir, confira 3 animais que já foram extintos no mundo e você não sabia, veja:
- Tartaruga-das-galápagos-de-pinta: a tartaruga-das-galápagos-de-pinta era um réptil de um tamanho gigante que habitava as Ilhas Galápagos, no Equador, tendo sua última espécie viva e registrada em 2012, quando morreu. As principais causas da sua extinção foram a caça furtiva, a introdução de outros animais no arquipélago e a destruição de seu habitat natural;
- Tigre-da-tasmânia: o tigre-da-tasmânia, conhecido também como lobo-da-tasmânia, chegou a ser considerado o maior marsupial carnívoro já visto na Terra, tendo a sua última espécia viva em 1936, quando morreu em cativeiro. Descoberto na Austrália Ocidental, a principal causa de sua extinção foi a liberação da caça furtiva do animal no país;
- Dodô: o dodô era uma ave sem capacidade de voo que habitava as Ilhas Maurício, na África, a qual teve a sua extinção causada pela chegada de humanos em seu habitat, no século XVII, onde os povos holandeses o caçavam para comer.
Animais extintos que a ciência quer ressuscitar
Os cientistas conservacionistas usaram a translocação e a reprodução em cativeiro para restabelecer as populações de animais, porém, em lugares diferentes de onde morreram mais recentemente. Os animais que os cientistas querem trazer de volta a vida são os seguintes: lobos-vermelhos da Carolina do Norte, o castor euroasiático e o cavalo-de-przewalski.