As suculentas são plantas populares e se destacam por terem formas diferentes, capazes de gerar flores exóticas. Mas, além dos tons de verde bastante comuns, elas também podem ter cores vibrantes, que variam do verde ao roxo, vermelho, rosa e até azul. Isso se deve à exposição solar, além de condições de estresse leve (como frio ou seca) ou apenas são características naturais de certas espécies.
Confira também: Guia de flores: Conheça a Dália
Mas, existem algumas maneiras de ajudar no processo de acelerar o metabolismo da suculenta, usando alguns elementos como o magnésio. Ele é fácil de achar, podendo ser encontrado em farmácias como sulfato de magnésio, sal amargo, sal de Epsom ou purgativo salino. No canal do Youtube do biológico Samuel de Melo Reis Gonçalves, chamado ‘Um botânico no apartamento’, é possível ver dicas fundamentais para que esse fenômeno de colorização ocorra com as suculentas.
Inclusive, ele explica sobre o uso de magnésio para isso: “Esse produto super barato e acessível é uma excelente ajuda química para as plantas suculentas ficarem ainda mais coloridas. Isso porque o magnésio aumenta a produção e a durabilidade das antocianinas dentro das células vegetais, ou seja, faz com que mais cor seja produzida e que essa cor dure mais tempo”.
Lembrando que outros fatores também podem ser fundamentais, como aumentar a exposição solar delas, já que muitas suculentas mudam de cor quando expostas à luz solar direta. A exposição controlada ao sol pode intensificar as cores, especialmente os tons de vermelho, rosa, roxo e laranja. Porém, é importante aumentar a exposição ao sol gradualmente para evitar que a planta queime.