Para ter um campo verde e vívido, é preciso se atentar aos cuidados certos para que a grama fique saudável. A quantidade de água pode variar de acordo com o clima, por exemplo, no norte da Europa, há pouca ou nenhuma necessidade de irrigação. Mas, em climas mais quentes e secos no mundo, a irrigação se torna algo fundamental.
Assim como outras plantas, a grama também dá sinais de desidratação e, no caso delas, o seu tom de verde começa a ficar mais claro e, em seguida, começa a ficar amarela. As folhas também ficam mais curvas e as pegadas permanecem mais tempo na grama.
Confira abaixo como regar a grama
O mais indicado é regar levemente cerca de uma a duas vezes por dia, para manter o solo úmido, mas não encharcado, após ser plantada. Passou-se três a quatro semanas, reduza essa frequência de água para 3 a 4 vezes por semana, ajustando conforme a necessidade. Se estiver em climas muito quentes, talvez precise de mais água.
Com a grama já estabelecida, é aconselhável regar profundamente de uma a duas vezes por semana. Em períodos de seca, aumente a frequência de rega para evitar que o gramado fique seco e marrom.
Quais são os melhores horários?
O melhor horário para ser regada é durante o começo da manhã, entre 6h e 10h. Isso faz com que a água penetre no solo e vai evaporando com o calor aos poucos, minimizando o risco de doenças fúngicas. Outro horário indicado é o início/fim de tarde, pois a noite, pode correr o risco de proliferar fungos.