Plantas para cercas vivas podem fornecer privacidade, além de ser uma ótima escolha para quem procura reduzir o ruído e adicionar beleza ao seu jardim. Mas, é preciso atentar no tipo de planta, pois dependendo da região e do espaço disponível, cada espécie se adapta de uma forma diferente.
Confira também: Lírio do vale: Como cultivar essa flor delicada em casa
Tipos de plantas para cerca viva
Murta (Murraya paniculata)
É uma planta com crescimento rápido e chama a atenção por ter folhas pequenas e flores brancas perfumadas. A vantagem dela é ter uma manutenção simples, porém, precisa de podas regulares para manter a forma e estimular a densidade.
Hibisco (Hibiscus rosa-sinensis)
Além de gerar flores grandes e vistosas, ela é uma planta que pode atingir alturas de até 3 metros. Elas preferem o sol e precisam de regas regulares. A poda também é bem vinda para incentivar a floração.
Azaleia (Rhododendron simsii)
Também é uma planta que chama a atenção por ter flores de várias cores, sendo ideal para quem procura cercas vivas floridas. Ela prefere o sol pleno ou meia sombra, com solo ácido e precisa de podas após a floração para continuar bonita.
Viburno (Viburnum odoratissimum)
Ela é uma planta do tipo arbusto perene que se destaca por ter uma folhagem densa e ser capaz de gerar flores brancas. É uma ótima opção de cerca viva que pode alcançar até 4 metros. Pode tolerar diferentes tipos de solo e prefere sol pleno a meia sombra, além de precisar de podas para manter a forma.