Estas plantas são tão perigosas que são mantidas em gaiolas

Localizado em Alnwick, no Reino Unido, o Poison Garden é popularmente conhecido como o Jardim de Plantas Venenosas, onde é exibido plantas que são tóxicas, venenosas ou alucinógenas. Além de mostrar essas plantas exóticas, o local também tem como objetivo educar o público sobre os perigos e benefícios potenciais dessas espécies. 

Confira também: Benefí­cios de ter uma horta medicinal em casa; como começar

O propósito educacional se deve por conta da diversidade de plantas venenosas que podem ser facilmente encontradas em casas, assim, o conhecimento sobre elas é importante para prevenir envenenamentos acidentais. Entre elas, estão a beladona (Atropa belladonna), a dedaleira (Digitalis purpurea), a cicuta (Conium maculatum), o teixo (Taxus baccata) e a ricina (Ricinus communis).

Mas, apesar desse objetivo, é importante ressaltar que existe um sistema de segurança rigoroso dentro do jardim, com placas de advertência, cercas e orientação para os visitantes. Tanto que é possível encontrar plantas dentro de gaiolas, mostrando o quanto podem ser prejudiciais para a nossa saúde, enquanto outras plantas podem estar em estufas ou áreas restritas para evitar contato acidental.

O mais curioso de visitar o Poison Garden é descobrir as histórias e mitos por trás dessas plantas, como por exemplo a beladona, que foi usada como veneno na Roma Antiga e também tem associações com feitiçaria. Outro detalhe importante é que, apesar das suas toxinas, muitas plantas venenosas também podem ser usadas para fins medicinais, como a dedaleira, que possui propriedades de digoxina, um medicamento usado para tratar problemas cardíacos.

Se você tiver interesse em visitar ou aprender mais sobre um jardim de plantas venenosas, é importante seguir todas as orientações de segurança e estar ciente dos riscos associados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.