Optar por adubos orgânicos pode ser uma ótima alternativa, por ser mais barato e ser uma forma sustentável de cultivar plantas. Esse tipo de material pode fornecer nutrientes ao solo e às plantas, melhorando a estrutura do solo e promovendo a atividade microbiana. É considerado uma alternativa sustentável quando comparada aos fertilizantes químicos, ajudando a manter um ecossistema saudável no jardim.
Confira também: Flores terapêuticas: Conheça seus benefícios e aplicações
Existem várias maneiras de criar misturas que podem ser consideradas adubos orgânicos com ingredientes simples. Uma alternativa é usar uma colher de sopa de canela e um litro de água, que poderá ser um ótimo estimulante para plantas de floração, pois ativa o crescimento delas.
O modo de uso é, após misturar os dois ingredientes, é só colocar nas plantas. Lembrando que esse tipo de estimulante pode ser usado em várias espécies, como em cactos, suculentas, orquídeas, gerânios e palmeira.
Outros tipos de adubos orgânicos
Composto: são os restos de comida ou folhas, gramas e até esterco. Ele também é um bom adubo e ajuda a melhorar a estrutura do solo, aumenta a retenção de água e fornece nutrientes lentamente. Para usá-lo, incorpore os materiais da sua escolha no solo antes do plantio ou use como cobertura ao redor das plantas.
Esterco Animal: Pode ser de vacas, galinhas, cavalos, coelhos e outros animais. O principal benefício é adicionar nitrogênio, fósforo e potássio, ajudando na estrutura do solo. Antes de usar, composte o esterco para evitar queimaduras nas plantas.
Farinha de Ossos: É basicamente os ossos moídos que podem levar para o solo fósforo e cálcio, sendo ideal para promover a floração e o desenvolvimento das raízes. Para usar, misture eles no solo durante o plantio ou espalhe ao redor das plantas.