As gramas fazem parte de jardins, paisagismo e outros lugares para compor com verde áreas pequenas ou de grandes espaços. Mas, é preciso saber quais épocas são as melhores para efetuar o cultivo para que ela possa crescer e ficar vívida por todo o ano. Assim, existem algumas diretrizes gerais que podem ajudar a garantir um estabelecimento bem-sucedido do gramado.
Confira também: Guia de flores: Tudo sobre a Azaleia
Quando plantar a grama?
Primeiro é preciso saber qual tipo de grama foi escolhida para saber o procedimento correto com cada uma delas. Por exemplo, existem gramas de estação quente como Bermuda, Zoysia, Bahia, São Carlos e a melhor época para o plantio é no fim da primavera até o início do verão. Essas espécies de gramíneas conseguem crescer melhor durante os climas quentes e se estabelecem rapidamente durante as temperaturas quentes do final da primavera e verão, quando o solo está aquecido.
Já as gramas de estação fria, como no caso das Fescue, Bluegrass e Ryegrass, preferem ser germinadas durante o fim do verão ou início do outono, permitindo que as raízes se estabeleçam antes do inverno, quando as temperaturas são mais amenas.
Outras dicas para plantar gramas
Após escolher o tipo de grama, é importante se atentar ao clima e às condições específicas do local que será plantada, se haverá sombra, muito sol, água, entre outras. Outra fica importante é testar o solo para saber os níveis de pH e nutrientes, permitindo ajustes para otimizar o crescimento da grama.
Para manter um gramado vívido e verde, a manutenção também será algo fundamental, pois após o estabelecimento das sementes, é preciso manter o gramado bem cuidado com cortes regulares, fertilização conforme necessário e controle de ervas daninhas.