Desembaraçar o pelo de um cachorro pode ser um processo delicado, especialmente se o pelo estiver muito embaraçado ou se o cachorro tiver pelagem longa e densa. Para facilitar essa tarefa, existem algumas formas eficazes de desembaraçar os pelos, sem que haja algum tipo de sofrimento ou desgaste físico.
O primeiro passo é passar algum tipo de condicionador no momento do banho para que os fios fiquem mais finos e possam ficar em linha reta. Desta forma, isso ajudará a hidratar o pêlo, deixando-o mais amolecido. Lembrando que não é indicado usar produtos humanos neles, no mercado de pets, é possível encontrar uma infinidade de tipos de produtos próprios para cães que possam ajudar nesse processo.
Outras dicas para desembaraçar os pelos dos cachorros
Se por um acaso a situação estiver mais grave, divida o pelo em pequenas seções para facilitar o processo. Trabalhe em uma seção de cada vez, começando pelas áreas mais embaraçadas. Esse processo pode ser lento, especialmente nas áreas mais sensíveis, como as patas, barriga e orelhas.
Vale ressaltar que uma das melhores maneiras de impedir que crie nós é escovar o seu cão regularmente para que não tenha a formação de nós. Use uma escova adequada ao tipo de pêlo do seu cachorro, como uma escova de cerdas, uma escova de pinos ou um pente de aço inoxidável.
Em casos extremos, pode ser necessário tosar os nós, especialmente se eles estiverem muito próximos da pele e difíceis de desembaraçar. Se tentar tirar na força, isso poderá machucá-lo, criando feridas e traumas, algo que é sempre bom ser evitado.