Para ter um jardim limpo e bem organizado, existem algumas dicas fundamentais para isso, principalmente quando existem elementos que podem ficar sujos conforme o tempo. Se optar por pedras, existem aquelas que não sujam facilmente no jardim, podem ajudar na manutenção e garantir um visual limpo e organizado por mais tempo. Mas, além disso, também existe outra forma de garantir que o local continue intacto.
Confira também: Plantas que podem causar alergias e intoxicações
Uma boa alternativa é usar manta de bidim, que serve para evitar que a terra de um vaso o canteiro suje as pedras que estão no fundo. Lembrando que isso serve para pedras com função de drenagem e não as ornamentais que ficam na superfície. Infelizmente o bidim não impede que as pedras de decoração sujem e, por isso, é importante escolher as próprias para esse tipo de finalidade.
Como no caso das pedras de rio, que são arredondadas e naturalmente resistentes à sujeira e não acumulam poeira facilmente devido à sua superfície lisa. Elas também têm uma aparência natural e bonita. Outra opção é as pedras britadas (pedriscos) de granito ou calcário são comumente usados em jardins. Eles são duráveis e, devido à sua cor mais clara, não mostram sujeira com facilidade. Além disso, a textura irregular evita o acúmulo de detritos.
O granito triturado é uma opção para quem procura pedras não porosas, permitindo assim que não acumulem sujeira e são fáceis de limpar. Ele também tem uma durabilidade elevada, sendo resistente às intempéries. Por fim, também é possível usar pedras vulcânicas, por ter uma textura única e são leves. Elas são naturalmente porosas, mas devido à sua composição, não retêm sujeira facilmente. Além disso, são muito resistentes e duráveis.