A orquídea é uma das plantas mais charmosas e elegantes que servem para decorar jardins e ser um ótimo presente para uma pessoa querida. No entanto, é preciso ter alguns cuidados com elas para que possam continuar vibrantes, até porque sua manutenção parece ser algo desafiador, mas com o conhecimento e as práticas corretas, você pode manter suas orquídeas saudáveis e florescendo.
Uma dica inicial, é saber escolher a espécie que tenha um cuidado mais simples, como a Phalaenopsis, também chamada de orquídea-borboleta. Ela possui flores que duram mais e costumam ter mais resistência. Nessa lógica, a Cattleya também pode ser uma boa escolha, mas precisam de luz, temperatura e umidade adequada.
Confira abaixo dicas para cuidar bem da orquídea
Para que ela fique bonita o ano todo, saiba que cuidar do solo será um dos principais pontos para isso. Até porque, usar casca de pinheiro, musgo esfagno ou carvão vegetal são materiais que fornecem a drenagem adequada e auxiliam no processo de respiração das raízes.
Usar fertilizantes também pode ajudar, quando diluído. Aplique-o conforme as instruções e sem exagerados, para não danificar as raízes da planta. Outros cuidados como a luz, é essencial, então evite a luz solar direta, que pode queimar as folhas. Janelas voltadas para o leste ou oeste são ideais.
Em relação a rega, a orquídea é uma planta que prefere não ficar encharcada e precisa de água uma vez por semana ou quando o substrato estiver seco ao toque. Evite deixar a água acumular no fundo do vaso.