Quando adotamos um cão, queremos que eles vivam bastante tempo e, se fosse possível, para sempre. No entanto, a longevidade deles depende de diversos fatores, como genética, alimentação, cuidados veterinários e estilo de vida. Apesar disso, algumas raças se destacam nesse fator e demonstram terem uma tendência de viver mais do que as outras.
Vale ressaltar que, os cães vira-latas também tendem a viver mais, principalmente por conta do cruzamento das raças. Mas, se formos levar em conta raças conhecidas como “pedigree”, podemos pensar nos aspectos que podem fazê-las viver mais, como por exemplo, o tamanho.
Por que algumas raças vivem mais?
Geralmente, cães de pequeno porte tendem a viver mais do que os de grande porte. Isso se deve ao metabolismo mais lento e menor desgaste físico. Mas, a genética também influencia e cada raça possui predisposição a determinadas doenças, o que pode atuar diretamente na expectativa de vida.
Lembrando que, a longevidade de um cão está diretamente ligada aos cuidados que eles terão. Uma alimentação balanceada, exercícios regulares e check-ups veterinários frequentes contribuem para uma vida mais longa e saudável.
Veja abaixo algumas raças que possuem uma boa longevidade
Chihuahua: São conhecidos por sua personalidade forte e tamanho diminuto, os Chihuahuas podem chegar a 20 anos de idade.
Poodle: Inteligentes e versáteis, os Poodles podem viver até 18 anos.
Shih Tzu: Pequenos e charmosos, os Shih Tzus possuem uma expectativa de vida de até 16 anos.
Spitz Alemão Anão: Alegres e companheiros, os Spitz Alemães Anões podem viver até 16 anos.