A Palmeira Fênix é uma das palmeiras mais populares quando o assunto é escolher uma espécie que seja adaptável facilmente em solos e servir como paisagismo devido à sua aparência graciosa e tamanho manejável. Quando chegar perto de uma, pode notar que ela possui alguns espinhos, porém, saibam que eles não são venenosos, mas podem causar ferimentos dolorosos.
Ou seja, caso perceba que se machucou, é importante tratar pois o ferimento pode infeccionar à introdução de bactérias ou fungos que podem estar presentes nos espinhos ou na planta.
O que fazer se for ferido pelo Palmeira Fênix
O primeiro passo é lavar a área afetada com água e sabão suave para limpar qualquer sujeira ou bactéria que possa ter sido introduzida pelo espinho. Se o espinho continuar no local, é indicado usar uma pinça esterilizada (pode ser esterilizada com álcool ou fervida em água) para removê-lo com cuidado. Lembrando que é importante tirar o espinho pela base e puxá-lo na mesma direção em que entrou para evitar quebrá-lo.
Em seguida, aplique antisséptico, como álcool isopropílico ou água oxigenada, na área ferida para desinfetá-la e reduzir o risco de infecção. Se o espinho gerar uma ferida grande, é indicado fazer um curativo para protegê-la de sujeira e bactérias.
Os dias seguintes também serão cruciais para ver se a infecção foi realmente contida, se apresentar vermelhidão crescente, inchaço, calor na área, pus ou febre, é indicado procurar um médico. O cuidado com espinhos vai muito além de eles serem venenosos, tanto que isso não é o caso da Palmeira Fênix, mas mesmo assim pode gerar uma ferida grave se não tratar da forma correta.