A espinheira-santa é uma planta que pode ser encontrada por outros nomes, como Cactaceae ou cacto espinheira-santa, conhecida principalmente por suas propriedades medicinais, fazendo parte da tradição de várias culturas. Veja abaixo algumas informações sobre os benefícios dessa espécie:
Confira também: Como plantar e cuidar da Samambaia Paulistinha
A espinheira-santa pode ser efetiva no tratamento de úlceras gástricas e aliviar a dor associada a elas. A planta pode ajudar a proteger a mucosa gástrica e reduzir a inflamação. Ela também pode ser efetiva por reduzir os sintomas de refluxo ácido e azia, funcionando como um antiácido natural.
Outro benefício é ter propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar inflamações e condições associadas. Algumas pessoas também sugerem que a espinheira-santa pode ter um efeito positivo na regulação dos níveis de açúcar no sangue, auxiliando no controle do diabetes tipo 2.
Qual a dosagem certa?
Essa planta pode ser preparada de algumas maneiras, como na forma de chá ou infusão. A dose típica é de 1 a 2 gramas da planta seca por xícara de água quente. A frequência pode ser de uma a três vezes por dia, dependendo da recomendação do profissional de saúde. Também disponível em forma de extrato ou suplemento e, assim como o chá, precisa ter a dosagem certa.
A espinheira-santa é uma planta com potencial para tratar e aliviar diversas condições, mas seu uso deve ser sempre supervisionado por um profissional de saúde para garantir a segurança e eficácia. Quando se trata de plantas, apesar dos benefícios, elas precisam ser dosadas conforme a nossa necessidade.