Espinheira santa: o que é, como tomar e quanto tempo leva para fazer efeito

No Brasil, é possível encontrar uma diversidade de plantas medicinais e a espinheira-santa é uma delas, que se tornou bastante popular por conta das suas propriedades benéficas para o sistema digestivo. Ela é indicada para tratamentos como gastrite, úlcera, azia, má digestão e indigestão. Seus compostos ajudam a proteger a mucosa do estômago, reduzir a inflamação e a produção de ácido, aliviando os sintomas.

Além disso, também se destaca por ter propriedades cicatrizantes, auxiliando na recuperação de lesões na mucosa estomacal e ter componentes anti-inflamatória, o que contribui para aliviar a dor e o desconforto causados por problemas estomacais. A espinheira-santa é rica em antioxidantes, que ajudam a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres.

Como a espinheira-santa age no organismo?

Ao ingerir um chá de espinheira-santa, ela ajuda a criar uma proteção gástrica, criando uma barreira protetora na mucosa do estômago, ajudando a prevenir irritações e lesões. Diminui a produção de ácido clorídrico no estômago, aliviando os sintomas de azia e queimação, além de ajudar a reduzir a inflamação da mucosa gástrica, contribuindo para a cicatrização.

“A planta é rica em taninos, como a epigalocatequina, que possui forte ação antioxidante e anti-inflamatória, atuando como protetora gástrica e ajudando a melhorar problemas de estômago como úlcera gástrica, azia, gastrite, má digestão, desconfortos e outras dores”,  explicou a nutricionista Eleonora Galvão, especialista em nutrição vegana e vegetariana para o portal GE.

“Os efeitos adversos mais comuns são sensação de boca seca, náusea e gastralgia, especialmente quando usada em quantidades maiores do que as recomendadas ou por uso prolongado superior a 6 meses. A planta não deve ser usada durante a gravidez, lactação e em crianças menores de 12 anos. Também não deve ser prescrita para pessoas com hipersensibilidade e com sensibilidade à plantas da família Celastraceae”, ressalta Eleonora.

Como consumir a espinheira-santa?

A espinheira-santa pode ser encontrada em diferentes formas, como:

  • Chá: É a forma mais comum de consumo. Basta adicionar folhas secas da planta em água quente e deixar infundir por alguns minutos.
  • Cápsulas: A planta também pode ser encontrada em cápsulas, facilitando o consumo.
  • Tintura: A tintura de espinheira-santa é um extrato alcoólico da planta, que pode ser diluído em água antes de ser consumido.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.