Espécie rara de cacto é extinta em razão das mudanças climáticas

Com o avanço do aquecimento global e os impactos negativos das mudanças climáticas, infelizmente os especialistas declararam como extinta uma rara espécie de cacto arbóreo no estado da Califórnia. Isso é resultado do avanço no nível do mar nos Estados Unidos, fazendo com que esse seja o primeiro caso de desaparecimento de uma espécie por causa do desequilíbrio ecológico na região. 

A notícia ocorreu na última terça-feira (09/07) e foi confirmado que o cacto arbóreo de Cayo Largo (Pilosocereus millspaughii), descoberto em 1992, está extinto no país. O risco disso ocorrer estava sendo analisado há algum tempo, quando notaram que a espécie estava ficando limitada na  pequena área dos Cayos da Flórida, um arquipélago localizado no extremo sul do estado. 

https://plantasejardim.com.br/webstory/como-funciona-e-quais-sao-os-cuidados-com-um-jardim-suspenso

Mais detalhes da extinção do  cacto arbóreo de Cayo Largo

Com o avanço da água salgada na região, causada pelo aumento do nível do mar, o solo começou a ser afetado e passou a sofrer erosão por causa de tempestades e marés altas. Além disso, houve um aumento de mamíferos herbívoros se alimentando da espécie, gerando uma grande pressão sobre essa espécie de cacto. 

A diretora de conservação regional do Jardim Botânico Tropical Fairchild, Jennifer Possley, fez uma declaração sobre o ocorrido: “Infelizmente, o cacto arbóreo de Cayo Largo pode ser um indicador de como outras plantas costeiras baixas responderão às mudanças climáticas”. 

Para se ter uma noção sobre essa degradação da espécie, quando os especialistas estavam monitorando o cacto em 2021, tinham um grupo de aproximadamente 150 caules em um bosque de manguezais, porém, eles foram drasticamente reduzidos a apenas seis peças frágeis. Com dificuldade para se manter vivo, os especialistas decidiram cultivá-los em outro local e estão crescendo de forma restrita em uma região isolada do Caribe. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.