O chá, é uma bebida milenar e apreciada em diversos lugares pelo mundo, que oferece uma infinidade de benefícios para a saúde, desde a melhoria da digestão até a redução do estresse. No entanto, para aproveitar ao máximo seus benefícios, é importante conhecer alguns aspectos importantes antes de saborear uma xícara.
O Brasil possui uma rica flora e é possível encontrar plantas nativas, como a baleeira, que faz parte da costa litorânea do nosso país. Ela é bastante utilizada por indígenas para fins medicinais, ajudando em dores musculares, tendinites e bursites. Além disso, pode ser usado para uso externo, quanto interno, ajudando na digestão, podendo ser ingerida até mastigando a folha.
Benefícios do chá de uma maneira geral
Consumir chás pode ser benéfico para a hidratação do corpo, especialmente quando consumido sem açúcar. Muitos chás são ricos em antioxidantes, que combatem os radicais livres e protegem as células, por isso, é bom pesquisar os nutrientes e os benefícios antes de consumir qualquer erva.
Chás como camomila e valeriana possuem propriedades calmantes que podem ajudar a reduzir o estresse e promover o relaxamento. Assim como outras opções, como o chá de gengibre, que possui propriedades anti-inflamatórias que podem fortalecer o sistema imunológico.
Cuidados ao consumir chá
Embora o chá seja benéfico, o consumo excessivo pode causar efeitos colaterais como insônia (no caso de chás com cafeína) ou interagir com medicamentos. Outro detalhe importante é evitar consumir eles com açúcar ou adoçantes artificiais, pois podem comprometer seus benefícios. Inclusive, o chá gelado pode ser uma opção refrescante, mas evite adicionar muito gelo, pois pode diluir o sabor e os nutrientes.