Uma equipe de resgate da Northern Lights Wildlife Society acabou recebendo a ligação de que os vizinhos estavam ouvindo um choro vindo do alto de uma árvore, percebendo a presença de animais localizados em buraco, pedindo por socorro.
Ao chegar no local, 15 minutos após o chamado, a equipe de resgate viu dois bebês ursos negros gritando por ajuda em um buraco em uma árvore, presos, e sem conseguir descer do local, que era tentado por eles há cerca de 5 dias, de acordo com um dos integrantes da equipe.
Para ajudar no resgate, a equipe chamou um experiente alpinista da indústria madeireira chamado Josh, que escalou a árvore ao lado de onde os ursos estavam, que apesar de ficarem muito dentro do buraco, foram resgatados pelo alpinista, após um ensinamento da equipe para com Josh.
Detalhes do resgate feito pelo Northern Lights Wildlife Society
Em seu perfil do Facebook, o centro de resgate Northern Lights Wildlife Society publicou o seguinte, veja:
“O oficial de conservação Ron ligou e confirmou que a mãe estava morta. Reunimos nossos suprimentos e fomos para o local. Para nosso desânimo, os filhotes estavam no alto (cerca de 15 metros) em uma árvore de Cottonwood podre. Montar uma armadilha parecia inútil, pois os filhotes não tinham sido vistos no chão, apenas chorando na árvore. O tempo era essencial, pois a mãe deles havia morrido cinco dias antes. Entramos em contato com um escalador de árvores que concordou em vir dar uma olhada. Nossas esperanças foram frustradas, pois Josh teve que declarar que a árvore não era segura para escalar devido à deterioração avançada. Então ele pensou em escalar uma árvore adjacente mais estável e tentar usá-la como segurança quando fosse transferido. Todos nós ficamos atentos enquanto ele subia lentamente na árvore e passava por cima da área onde os filhotes estavam escondidos.
O primeiro galho que ele tocou para tentar fazer a transferência simplesmente se desintegrou ao seu toque. Por fim, ele conseguiu encontrar um local seguro, mas descobriu que os filhotes estavam tão enterrados no tronco que ele não conseguia alcançá-los. Fizemos um curso intensivo sobre o uso de uma vara de captura conosco no chão e com ele no alto. Ele se saiu muito bem e prendeu com segurança cada filhote com a vara e baixou a vara e os filhotes até nós. Dizer que ficamos muito felizes é um eufemismo. Os filhotes são ambos meninos e Josh e sua família os batizaram de Orion e Nestor. Eles estão estáveis e se acostumando com seu novo lar. É preciso uma aldeia para dar uma segunda chance a esses animais. Um grande obrigado a todos os envolvidos!”