Entenda por que o cachorro uiva quando está sozinho
Quando pensamos nos sons emitidos por cachorros, os latidos são os primeiros que vêm a mente, mas outro tipo de som comum entre os caninos são os uivos, principalmente quando eles são deixados sozinhos.
Cachorros podem uivar para se comunicar com outros animais e com humanos e para conseguir atenção. Porém, uivos, principalmente se forem muito constantes, também podem indicar que o seu pet está sentindo dor ou incômodo, ou para expressar emoções, como tristeza e ansiedade. A forma mais eficaz de descobrir por que seu cachorro está latindo é observando o animal, brincando com ele e tentando ver se ele demonstra dor ao ser tocado.
Ainda tem outro motivo que pode fazer o animal uivar: para responder a sons, principalmente sirenes ou notas mais agudas sendo tocadas em instrumentos musicais. Eles podem entender esses sons como uivos e simplesmente uivam para se juntarem ao coro.
Alguns cachorros uivam mais do que outros?
Assim como raças de cachorros como Chihuahuas e Yorkshire Terriers latem com mais frequência, também existem raças mais propensas a uivarem. Um estudo publicado na Communications Biology no ano passado, que pesquisa como diferentes raças reagem a uivos de lobos, concluiu que raças geneticamente mais próximas a lobos tendem a uivar mais. Alguns exemplos de raças do tipo são o Husky Siberiano, o Basenji e o Shiba Inu.
A idade é outro fator que pode contribuir para o cachorro uivar mais. No mesmo estudo que nós já mencionamos, os pesquisadores notaram que, dentro deste grupo de cachorros mais próximos a lobos, os cachorros mais velhos começavam a uivar mais. No caso dos latidos é o contrário. Os cachorros mais novos mostraram uma tendência a latir mais.
Fonte: American Kennel Club.
Continue acompanhando o Animais e Pets para conferir mais dicas, notícias e causos do mundinho dos pets.