Entenda o que aconteceria se a Terra parasse de girar
Calma. Nós sabemos bem que isso não vai acontecer – nós temos 99,9999% de certeza -, mas estamos trabalhando com a imaginação. O que aconteceria se a Terra parasse de girar…
Ao redor de si mesma?
A Terra podia até parar, mas a atmosfera e as placas tectônicas que boiam sobre o magna não, causando ventos de enormes velocidades e terremotos de escalas planetárias, quando as placas se chocassem umas contra as outras. Além disso, a água dos mares se acumularia nos polos norte e sul, já que é a inércia da água que a mantém na região do Equador.
O efeito mais perceptível e imediato é que não teríamos mais a distinção dos dias e noites como a conhecemos. Viveríamos na escuridão durante praticamente metade do ano, e a outra metade sob um sol escaldante.
Outro efeito é que o “efeito dínamo”, que produz o campo magnético da Terra, iria terminar, impedindo que o vento solar fosse defletido. Esse vento atingiria em cheio a faca iluminada da Terra. Em alguns milhares de anos, o planeta teria perdido grande parte da sua atmosfera, o que obviamente iria comprometer a vida no planeta.
Ao redor do sol?
“A desaceleração necessária para que a Terra parasse de forma abrupta, em menos de um segundo, seria grande o suficiente para deformá-la por completo, alongando-a na direção de seu movimento em razão da sua enorme inércia. Nada poderia sobreviver a tamanha catástrofe”, especula o Brasil Escola.
Imaginando que a Terra parasse de girar ao redor do sol de forma mais lenta. O planeta continuaria sendo atraído em linha reta em direção ao Sol, com previsão de se chocar com a atmosfera em cerca de 65 dias, literalmente cozinhando todos os habitantes do planeta.
Fonte: Brasil Escola.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.