É possível treinar o corpo para dormir menos? O que dizem os especialistas
Sim, dormir é tudo de bom, mas você já se viu em situações em que seu sono acabou de atrapalhando? Será que você consegue treinar seu corpo para dormir menos? Lembrando que a maioria dos adultos precisa de sete a nove horas de sono para se sentir bem.
Antes de tudo, precisamos destacar: sono excessivo e durante o dia pode ser um sintoma de vários problemas de saúde, como anemia, rinite, problemas na tireoide, entre outros. Então vale fazer um check-up no médico para conferir se está tudo ok na sua saúde.
Já foi ao médico e descobriu que você só é uma pessoa muito sonolenta mesmo? Descubra algumas dicas para ajudar o seu corpo a dormir (um pouco) menos. E você vai perceber com essa lista é que a principal dica é: para dormir menos, você precisa dormir melhor.
1. Tempo para relaxar
Crie uma rotina antes de dormir que te ajude a relaxar o seu corpo. Se você dormir pouco tempo depois de se deitar, provavelmente terá uma noite de sono mais satisfatória – e vai passar menos tempo abrindo boca no dia seguinte.
2. Desligue seus aparelhos eletrônicos
Uma parte importante dessa rotina de relaxamento que comentamos acima evitar seus aparelhos eletrônicos, como celular, computador e televisão. Eles emitem uma luz azul artificial que inibe a produção de melatonina, hormônio que induz o sono.
3. Limite seu consumo de álcool à noite
Álcool é um sedativo. Você não dorme rápido quanto bebe. Você apaga. Mas o seu corpo continua metabolizando o álcool por algumas horas, o que resulta em um sono com menos qualidade. A possível ressaca do outro dia também não vai te ajudar a acordar com muita disposição.
4. Evite cafeína à noite
Isso varia de pessoa para pessoa, já que alguns têm uma resistência maior à cafeína. Fato é que a substância fica no seu corpo de quatro a seis horas, o que pode prejudicar o seu soninho.
Fonte: Healthline e Gazeta do Povo.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.