Símbolo para muitas pessoas, o Girassol é uma das plantas mais amadas do mundo e seu próprio nome responde ao motivo de sua popularidade, já que é uma planta bonita e que possui o sol como um dos principais fatores da sua existência. Mas, não é uma planta barata caso tenha interesse em comprar, porém, talvez poucas pessoas saibam que ela é relativamente simples de ter em um jardim.
Para começar, é preciso entender que existe uma variedade de Girassol, desde as ornamentais que crescem menos, ideais para vasos, até as de tamanho gigante. Por isso, é preciso se atentar no momento de comprar as sementes para serem condizentes com o tipo de plantação que deseja.
Confira abaixo detalhes de como plantar Girassóis
1°- Preparação do solo e o local certo para plantar
Como o nome diz, os Girassóis precisam de bastante luz solar e o ideal é que tenham pelo menos 6 a 8 horas de sol direto por dia. O solo precisa ser drenado e fértil, necessitando de uma preparação misturada com composto ou adubo orgânico para enriquecer o solo.
2°- Plantio
Se for plantar as sementes em vasos, eles precisam ser grandes e profundos, pois suas raízes precisam de pelo menos 30cm de profundidade para se acomodarem. Caso a planta seja diretamente no solo, é necessário que faça buracos de 2,5 cm de profundidade e espaçados de 45 a 60 cm para variedades grandes. Para que tenham o espaço necessário, coloque 2 a 3 sementes em cada buraco e cubra levemente com terra e as regue bem após o plantio.
Cuidados necessários para o Girassol crescer bem
As sementes precisam ser regadas regularmente e quando as mudas tiverem cerca de 15 cm de altura, faça o desbaste deixando apenas a planta mais forte em cada buraco. Como dito acima, um fertilizante poderá ser necessário e o mais indicado é o NPK 10-10-10, pelo menos uma vez por mês, para que a planta tenha um crescimento saudável.
O momento da colheita poderá ocorrer cerca de 70 a 100 dias após o plantio e será o momento mais esperado, pois será possível cortar alguns arranjos florais.