O macaco é um termo de origem africana utilizado como designação comum a todas as espécies de símios ou primatas antropoides, os quais são classificados como mamíferos e vivem na natureza, em busca de seus alimentos e espaço no ambiente selvagem.
Apesar de serem animais silvestres, os macacos podem sim ser adotados ou comprados para serem cuidados como animais de estimação, porém, no Brasil, apenas 2 espécies de primatas podem ser comercializadas: o sagui e o macaco-prego.
Para conseguir adquirir um primata como animal de estimação, o primeiro passo é procurar um estabelecimento devidamente regularizado no órgão ambiental e autorizado a comercializar animais silvestres, geralmente lojas ou criadouros.
Além da compra, que pode custar até 60 mil reais, você precisa ter pelo menos um espaço mínimo de três quadrados e brinquedos para entreter e manter o macaco ativo, e manter o animal se alimentando de maneira saudável, assim, fazendo os cuidados mínimos para deixar o macaco confortável.
Médico-Veterinário falou sobre ter macaco de estimação
Em entrevista ao site Sampi, o médico-veterinário especialista em animais silvestres e exóticos, Thiago Navarro Vilalta, falou sobre a chance de ter ou não um primata de estimação, confira:
“Não recomendo as pessoas a terem esse animal em casa, não acho viável. Eles são animais que necessitam muito da atenção. Os cuidados com eles são os mesmos de quando se tem um bebê recém-nascido em nossas casas. Ocupa muito tempo do humano que vai ter esses animais. Eu tenho diversos casos de pessoas que adquiriram e depois se arrependeram, devido à falta de tempo e organização para cuidar.”