É permitido ter cobra de estimação no Brasil? Saiba as regras

Está com aquela vontade de ter um pet e você acha que a opção ideal para você seria uma cobra de estimação? Entenda melhor como funciona a legislação brasileira sobre a criação de cobras por aqui.

Respondendo à pergunta do título: sim, é permitido ter cobra de estimação no Brasil. Desde 1997, o Ibama autoriza a criação de cobras, desde que sejam espécies não venenosas – jiboia, a píton-real e a falsa coral, por exemplo -, além de terem sido adquiridas em locais autorizados pelo órgão ambiental estadual e vindas de criadouros legais. Você também precisa apresentar um protocolo garantindo a segurança no manuseio do animal e medidas para manter um ambiente adequado.

Se você quiser ter uma cobra exótica em casa, é preciso ter uma autorização especial do Ibama, já que, caso o animal escape ou seja abandonado, existem riscos sérios para o ecossistema local.

É ilegal manter cobra venenosa como animal de estimação

Em 2020, as cobras de estimação viraram assunto quando o estudante do Distrito Federal, Pedro Henrique Santos Krambeck Lehmkul, foi picado por uma naja, uma das cobras mais venenosas do mundo, que ele mantinha ilegalmente em casa. O estudante sofreu risco de vida e até entrou em coma. O ataque gerou uma investigação e a Polícia Civil descobriu um esquema de tráfico de animais envolvendo o estudante.

A cobra que picou Pedro foi levada para o Instituto Butantan, em São Paulo, e se mostrou um animal bastante imprevisível. “Estamos cada vez mais aprendendo a lidar com ela, que está se acalmando muito lentamente”, disse o diretor do Museu Biológico do Instituto Butantan, Giuseppe Puorto, ao site do Butantan. “Às vezes, nós passamos por aqui, ela está quieta, depois ela levanta e dá susto na gente.”

Fonte: Ibama, G1 e UOL.

Continue acompanhando o Animais e Pets para conferir mais dicas, notícias e causos do mundinho dos pets.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.