É isso que acontece exatamente no corpo se você parar de beber álcool de vez

Beber álcool é um costume social no Brasil – e em boa parte do mundo -, mas, nos últimos anos, muitos jovens estão adotando um estilo de vida “sóbrio”, o movimento “Sober Curious”. Em 2021, um levantamento do Ministério da Saúde revelou que os jovens entre 18 e 24 anos estão bebendo menos.

Quais os efeitos de parar de beber álcool?

Para quem bebe muito e com muita frequência, os efeitos mais imediatos sobre a ausência do álcool são os sintomas de irritabilidade e abstinência, como tremores, sudorese e náuseas. Outro efeito possível é a insônia, já que o álcool atua como um sedativo. Mas estes efeitos vão embora com o passar do tempo à medida que você se desintoxica.

Depois de pelo menos 30 dias sem beber você já começa a sentir os efeitos físicos da “sobriedade”. O álcool pode causar desidratação, então muitas pessoas apontam que sentiram a pele mais bonita e hidratada depois que pararam de beber.

Outro efeito que muitas pessoas apontaram foi a maior disposição para realizar atividades do dia a dia e exercícios físicos. Certas bebidas alcoólicas – como a cerveja – contam com um alto nível de calorias, então cortar o álcool ajuda muitas pessoas a perderem peso.

Também existem outros benefícios de largar o consumo de álcool que você pode não perceber de forma tão óbvia:

  • Gordura do fígado pode regredir
  • Menor risco de pneumonia e de doenças cardiovasculares
  • Melhoras na memória e na concentração
  • Melhora na performance sexual

Além dos efeitos físicos, parar de beber também pode trazer benefícios para a sua saúde mental, já que muitas pessoas usam o álcool como um “tapa-buraco” para evitarem lidar com seus problemas. “É mais fácil beber uma taça de vinho no fim do dia do que procurar implementar mudanças efetivas na sua vida que vão lhe proporcionar bem-estar. Mas não se iluda: somente essas mudanças é que podem lhe trazer maior contentamento”, declarou o psiquiatra Arthur Guerra, presidente do Cisa (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool), em entrevista ao VivaBem.

Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.