Antes de manusear e escolher algumas espécies, é importante se atentar nas suas propriedades, pois muitas possuem venenos. Como a Dracena fragrans, que também pode ser encontrada pelo nome Pau-d’água, sendo uma planta considerada venenosa para cachorros e gatos.
Confira também: Veja como plantar e cuidar do Cravo-francês com papel semente
Por ter saponinas, essas toxinas presentes na Dracena fragrans podem causar reações adversas nos animais. Como por exemplo, vômito (às vezes com sangue), perda de apetite, salivação excessiva, letargia, depressão e pupilas dilatadas.
Para evitar que os cães e gatos tenham acesso, tente deixá-las longe do acesso deles. Ao notar que seu cachorro mostra interesse na planta, fique atento e supervisione-o. Ao suspeitar que ele ingeriu partes da Dracena fragrans, leve-o ao veterinário imediatamente ou entre em contato com um serviço de emergência veterinária.
Essa planta é popular por sua beleza e fácil manutenção, mas se você tem animais de estimação em casa, é importante tomar medidas para garantir a segurança deles.
Conheça melhor a Dracena fragrans
Ela é uma planta que possui folhas longas, arqueadas e geralmente verdes com listras amarelas ou claras no centro, dependendo da variedade. As folhas podem crescer de 30 a 90 cm de comprimento. Quando é cultivada ao ar livre, pode produzir flores perfumadas que geralmente são brancas ou amareladas. Se optar por tê-la em ambientes internos, saiba que a floração pode ser rara.
Apesar de ser tóxica, se não tiver animais em casa, ela é uma boa opção para se ter dentro dos ambientes por ser ter propriedades de purificação do ar, ajudando a remover toxinas comuns como formaldeído, xileno e tolueno do ambiente.