Dieta de Chris Martin e Bruce Springsteen: comer uma vez por dia emagrece?

A ideia do jejum intermitente, em que a pessoa fica entre 14 e 16 horas sem comer, já é polêmica entre alguns profissionais da saúde – apesar da prática ser adotada por vários nutricionistas. Então imagine quanta polêmica a ideia de comer uma vez por dia rende?

Essa dieta, que ganhou o nome de “OMAD”, sigla para “One Meal a Day”, “uma refeição por dia”, ficou popular por ter sido adotada por famosos como Bruce Springsteen e Chris Martin, o vocalista do Coldplay.

A dieta OMAD é basicamente uma versão extrema do jejum intermitente. Ela propõe que você consuma todas as calorias recomendadas para o dia em apenas uma grande refeição. Adeptos defendem que ela “faz bem para a saúde” e “contribui para a redução e manutenção do peso”.

Amanda Avery, professora de Nutrição da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, explicou ao The Conversation que, para seguir a dieta, você precisa de uma boa porção de proteínas, vegetais, nozes, sementes, frutas, grãos integrais e laticínios (ou um suplemento) na única refeição diária.

Comer uma vez por dia não faz mal para a saúde?

Por enquanto, exista apenas um trabalho sobre os efeitos dessa dieta no corpo, que foi publicado na “Frontiers in Physiology”. Em metade do estudo, os participantes consumiram todas as calorias pré-determinadas em uma refeição diária. Na outra metade, eles consumiram a mesma quantidade em três refeições por dia.

11 voluntários concluíram os dois períodos alimentares. Na dieta OMAD, os participantes tiveram uma maior redução no peso corporal e na massa gorda. Mas eles também tiveram uma leve queda na densidade óssea e na massa magra (muscular). Além disso, especialistas alertam que pode ser difícil consumir todas as calorias necessárias em apenas uma refeição, o que também pode levar a problemas de saúde intestinal, como prisão de ventre.

Fonte: Folha de Pernambuco.

Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.